Jogando direto no smartphone – Xbox Cloud Gaming chega ao Brasil

A Microsoft anunciou a chegada do Xbox Cloud Gaming, serviço de jogos na nuvem (anteriormente chamado de Project xCloud), ao Brasil nesta quinta-feira (30), a partir das 15h (horário de Brasília), em fase beta — ou seja, em testes.

Para usar o serviço, basta assinar o serviço Xbox Game Pass Ultimate, que custa R$ 45 por mês, e ser usuário de PC, iOS (iPhone e iPad) ou Android. O recurso será habilitado a todos os assinantes sem custo adicional. O serviço funciona em praticamente qualquer aparelho, via nuvem, sem o uso de um console. O sistema é compatível com PCs e computadores Apple, e também com smartphones e tablets Android e IOS.
Para dispositivos Android é possível baixar um Aplicativo da própria Microsoft (link abaixo) para utilizar o serviço. Já nos dispositivos Apple é necessário acessar o serviço pelo navegador Safari.



O que é o Xbox Cloud Gaming 

Caso você não conheça o serviço, o Xbox Cloud Gaming permite que os usuários joguem títulos selecionados de Xbox em outros dispositivos, via nuvem, sem necessariamente ter um console. Também não é preciso fazer o download do jogo, já que tudo roda pela internet, através de hardwares personalizados do Xbox Series X em servidores da Azure (no período de testes, o equipamento usado era o Xbox One).

Os jogos são transmitidos em resolução Full HD (1080p) com até 60 quadros por segundo. Graças ao poder da nova geração, os games via streaming também terão carregamentos mais rápidos, frame rates melhores, gráficos mais definidos e inteligência artificial mais poderosa. Vale lembrar que todo o progresso é compartilhado entre seus dispositivos, e alguns títulos oferecem controles digitais na tela, não sendo necessário um joystick físico.

 

Como será o ping e a latência no Xbox Cloud Gaming?

Motivo para dor de cabeça em muitos jogadores, a latência não será um problema ao jogar Xbox na nuvem, assegurou Kareem.
“Durante o período de prévia, vimos vários jogos multiplayer relatando zero milissegundos de ping”, afirmou o executivo — o que é um número surpreendente. “Entendemos que esses consoles estão em um data center ao lado do serviço de multiplayer, então é claro que eles têm ping zero! Com isso, pudemos focar nossos esforços com a Azure e as fornecedoras de internet do Brasil, para garantir a melhor conexão entre o data center e o consumidor”.

Toda biblioteca Xbox Game Pass disponível

A Microsoft promete toda a biblioteca já disponível no Xbox Game Pass Ultimate com mais de 100 títulos por R$44,99 por mês o que é um preço bem atraente visto a grande quantidade de títulos disponíveis, além da baixa latência e alta qualidade prometida. Mas claro, há exigências também: o Xbox Cloud Gaming precisa de uma conexão de internet de pelo menos 10 megabits por segundo. Mas é possível jogar até mesmo na conexão 4G no celular.
Resta saber se tudo isso será realmente entregue em sua versão final, já estamos testando a versão beta e em breve traremos nossa análise.

Rolar para cima