Com smartphones com telas cada vez mais ocupando a parte frontal, surgem as dúvidas de como entregar um aparelho que traz aproveitamento da frontal sem sacrificar a câmera frontal pra isso. Foi assim que surgiram os primeiros smartphones que trouxeram um espaço reservado para a câmera frontal e outros sensores, com o notch e queixos pequenos o suficiente para suportar um módulo.
Algumas outras soluções já mostraram que um aparelho pode ter um aproveitamento de tela de quase 100%, porém, adotando mecanismos retráteis como o caso do Oppo Find X ou mecanismos flips como o do Galaxy A80. Estes seriam soluções provisórias para novas tecnologias capazes de suportar uma câmera abaixo da tela.
Agora, essa tecnologia já existe e está sendo aprimorada cada vez mais para não trazer alguns problemas como os outros mecanismos. Antes não passavam de rumores, já que a Samsung registrou uma patente que mostrava uma tecnologia semelhante, mas a Xiaomi e Oppo compartilharam vídeos em suas redes sociais e mostram que essa novidade já está quase pronta e deve chegar nos próximos lançamentos das empresas.
Não há indícios de que as empresas pretendem lançar um novo smartphone com a tecnologia em breve. Ambas ainda deve continuar os testes até deixá-la 100%, então resta aguardar as próximas notícias para ter uma ideia de quando veremos os primeiros aparelho com a parte frontal totalmente tela chegarem ao mercado.