WhatsApp pode ser bloqueado novamente pela Justiça

O WhatsApp mais uma vez pode passar por outro bloqueio ordenado pela Justiça. Dessa vez, o Ministério Público Federal do Amazonas é quem está por trás do possível novo bloqueio. O Ministério conseguiu fazer com que Justiça bloqueasse R$38 milhões da conta do Facebook por não ajudar em uma investigação. A mesma coisa aconteceu nos bloqueios anteriores, onde o Facebook não colaborou para as investigações com informações de contas no mensageiro.

O aplicativo de mensagens já vem sendo bloqueado desde dezembro de 2015, onde seria bloqueado por 48 horas e não passou 12 horas. Depois em maio desse ano, novamente o WhatsApp seria bloqueado por 72 horas e não chegou nem a metade da ordem dada pela Justiça. Em julho ocorreu outra vez e o mensageiro não ficou 6 horas fora do ar aqui e logo voltou.

O Ministério Público faz uma advertência e tenta obter os dados necessário antes de aplicar as multas previstas no Marco Civil da Internet. Caso não seja cumprido o acordo, há aplicação de uma multa individual. Se a empresa em questão ainda não cumprir com a colaboração, e esse valor for se acumulando, poderá ser feito o bloqueio das contas para pagar o valor, e é isso que acontece com o Facebook. Se ainda não houver a colaboração, poderá haver a suspensão temporária do WhatsApp.

 

Rolar para cima