Em uma ocasião, Randall Sarafa, porta-voz do Google, explicou que as nomenclaturas surgiram a partir de uma piada interna na empresa, que se iniciou com o Android 1.5 Cupcake. Durante a apresentação do Android 4.4 KitKat, o Google também explicou que a escolha pelo nome de doces está ligada ao fato dos smartphones e tablets Android adoçarem nossas vidas (!?). Na ocasião, os executivos citaram suas preferências por chocolate, tornando a versão KitKat a favorita da empresa.
Vamos relembrar o nome de todas as versões do Android: Angel Cake, Battenberg, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e, finalmente, Marshmallow. A próxima versão do Android deve trazer umdoce que comece com a letra N!
Outra curiosidade dos nomes de versões do Android é que seguem ordem alfabética:Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e Ice Cream Sandwich. Reparou que faltam as letras A e B? Ninguém do Google até hoje revelou quais eram os nomes das duas primeiras versões do sistema, e se recusam terminantemente a falar sobre o assunto.