O jogo Pokemon Go viralizou rapidamente pelo mundo após seu lançamento na Austrália na semana passada, mas o jogo só foi lançado oficialmente por lá, a alegria para os fãs dos outros países durou pouco. A criadora do jogo, a Niantic, está bloqueando o game fora do Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, adiando assim o lançamento para outros países , inclusive o Brasil.
No Brasil, o jogo já está bloqueado mesmo usando aplicativos para burlar a localização do GPS do smartphone, como o Fake Location Spoof. Ao instalar o Pokemon e abri-lo, o jogador irá receber dois avisos, um dizendo não encontrar o sinal de GPS e outro que não consegue encontrar sua localização.
O grande número de downloads do game sobrecarregou os servidores e provocou bugs no jogo. Tudo isso se dá ao fato do grande número de jogadores que moram fora dos países no qual o jogo tinha sido lançado oficialmente. Isso serviu de teste para que a Niantic tivesse mais tempo para corrigir os problemas dos servidores antes de lançar o jogo oficialmente no mundo todo.
John Hanke, CEO da Niantic, disse que sua equipe irá trabalhar duro para corrigir as falhas dos servidores. Por isso, não há previsão para o lançamento mundial do jogo. Segundo John, a distribuição do jogo “está pausada até nos sentirmos confortáveis”.