A justiça do Rio decidiu que o aplicativo deveria ser bloqueado em todo o país, a notícia foi divulgada pelo jornal Globo News hoje dia 19/07/2016. O bloquei aconteceu devido o focebook ter negado acesso as conversas, como da última vez, pois ele não armazena nenhum dado dos usuários.
De acordo com a decisão, o bloqueio do WhatsApp deve acontecer imediatamente. Contudo, fontes ligadas às operadoras informaram ao O Globo que as empresas de telecomunicação fizeram uma espécie de acordo para começar a interromper o funcionamento do mensageiro às 14h de hoje. Até às 15h, o bloqueio deve estar completamente realizado.
E não temos um data para que ele volte, pode ser como da última vez que foi determinado por 72 horas, mas o whatsapp voltou antes.
Lembrando que o aplicativo já foi bloqueado em dezembro de 2015 por 12 horas, também depois de ter recusado colaboração com a justiça. O mesmo caso aconteceu em maio onde o serviço foi bloqueado mais uma vez com a investigação de tráfico de drogas em Aracaju.
Há um tempo atrás, a Justiça bloqueou 19,5 milhões de reais na conta do Facebook devido a empresa não cooperar com investigções, que os representantes da empresa, dizem que não é possível por conta da criptografia ponta a ponta quenão armazena dados nos servidores do WhatsApp.