A OmniROM é, de certa forma, uma vertente ramificada da antiga CyanogenMod. A sua formulação se deu depois que alguns desenvolvedores de renome que faziam parte do projeto não aceitaram que a organização se tornasse uma empresa, como havia sido planejado. A lista de rebeldes contava com Xplodwild, Dees_Troy e Chainfire, e eles, como sempre, fizeram um ótimo trabalho, uma vez que esta se tornou a melhor alternativa ao projeto sequencial da CyanogenMod (LineageOS). Muito venerada por uma gama de usuários, a ROM é desenvolvida sobre a ideia de otimização da usabilidade, com recursos como multi-janela, modo corretor, entre outros.
A partir de agora os seguintes dispositivos também são compatíveis com a OmniROM:
Além disso, a atualização trouxe correções de câmera, estabilidade e ambiente para os dispositivos Sony Xperia X (suzu) e X Compact (kugo). Mas, a mais importante das informações (pensando de forma geral), é o lançamento da ROM na versão 7.1.2 do Android, que mesmo sem atingir todos os usuários é uma grande novidade. A lista de dispositivos compatíveis conta com:
- Sony Xperia Z5
- Sony Xperia X
- Sony Xperia X Compact
- Sony Xperia XZ
- OnePlus One
- Oppo Find 7
- Google Nexus 9
- Android One (2ª Geração)
- LeEco Le Pro 3
- OnePlus 2
- Google Nexus 6
- Google Nexus 6P
- Google Nexus 5X
- Motor X Pure
- Moto G4/G4 Plus
- Nextbit Robin
- Samsung Galaxy Tab S2 9.7 2016 (Wi-Fi)
- Xiaomi Redmi Note 3
Mesmo com o trabalho duro em questões administrativas e na implementação do Gerrit para o código-fonte, a Omni conseguiu liberar a atualização para versão 2.14, e por mais que ela não esteja recheada de novidades, as correções aplicadas, a compatibilidade com os novos dispositivos e o Android 7.1.2 já agradam os adeptos. Esta é uma grande implementação para o trabalho dos desenvolvedores.
Vale lembrar que a maior parte do projeto é tocado pela própria comunidade, ou seja, as atualizações dependem crucialmente da colaboração dos usuários. Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, acesse o repositório do GitHub: omnirom – GitHub. Além disso, você pode conferir a lista de dispositivos compatíveis a partir deste link: OmniROM | Supported Devices.