Não é novidade que a Google, com o Android Studio, domina o ranking de ambientes de desenvolvimento Android, que chegou ao mercado em 2013 para substituir o Eclipse Android Development Tools, mesmo que sua única diferenciação técnica seja a compilação em Gradle. Isto é facilmente explicado, uma vez que a empresa é detentora tanto do sistema operativo, quanto da IDE onde as aplicações são desenvolvidas, tornando-a intocável.
Em contrapartida ao sucesso inerente da gigante de Mountain View, a Microsoft traz ao mercado de mobiles o Visual Studio: principal ambiente de desenvolvimento integrado de várias linguagens de programação, como o .NET Framework, Visual Basic, J#, ASP.NET, além de C e suas variações. No desenvolvimento Android, a ferramenta da Microsoft é preferencial para programadores que tenham interesse em desenvolver na linguagem C++, e por isso passam a utilizar ferramentas como Native Development Kit (NDK) sobre o Android Studio. Aplicativos extensivos, que utilizem efeitos físicos em grande escala ou que necessitem de uma maior precisão nestes efeitos, são os meios que levam os desenvolvedores a escolher C++, já que ela é referência nestes quesitos e pode ser uma das melhores formas de otimizar e facilitar a produção.
E foi para estes casos que a Microsoft disponibilizou um guia de desenvolvimento para Android e iOS no Visual Studio utilizando C++. Ela leva o leitor pelas seguintes etapas:
- Instalando o Visual Studio para desenvolvimento Android e iOS
- Criando uma aplicação Android usando modelos de projeto
- Construir uma aplicação OpenGLES no Android ou iOS
- Construir a executar a aplicação no Android
- Construir a executar a aplicação no iOS
- Visual Studio para alcançar todas as plataformas
- Escrever o seu código em várias plataformas com todo poder do Visual Studio
- Depurar o seu código C ++ com o depurador de classe mundial Visual Studio
- Suporte de depuração e linguagem Java para Android
- Editando o seu código Java
- Depurando o seu código Java
- Construindo aplicações nativas do Android no Xamarin
- Experimente o Visual Studio 2017 para desenvolvimento móvel em C++
Ou seja, o guia leva você desde os passos de instalação e configuração dos componentes, até a execução de aplicações básicas, uma leitura necessária para quem quer iniciar com a plataforma ou migrar para ela.
A utilização do conteúdo é gratuita, não necessita nem mesmo de cadastro e pode ser feita diretamente a partir deste link: Android and iOS development with C++ in Visual Studio | Visual C++ Team Blog, enquanto o Visual Studio pode ser baixado aqui (clique para acessar).
Fonte: Microsoft – Visual C++ Team Blog