O Google I/O 2017, evento anual da empresa, trouxa uma série de novidades para os usuários do sistema Android. A divulgação da sua nova versão: o Android O tem tido grande repercussão – e digamos que isso é, no mínimo, justo. O nome que será dado para esta nova versão ainda não foi definido, mas esta não aparenta ser a mair das preocupações da Google. Ainda, pouco se sabe sobre a variante O, mas a empresa já divulgou mudanças no serviço de Beta e algumas possíveis novidades na aparência, em alguns serviços e configurações e até na forma de utilização. Conforme os testes do sistema procedem, a Google também passou a trabalhar sobre o Developer Preview, um outro serviço que tem como alvo os programadores, e disponibiliza à eles recursos antecipadamente. Abaixo, você encontrará tudo que já sabemos sobre o Android O.
Tudo sobre o Developer Preview.
O Developer Preview é um recurso criado exclusivamente para o sistema mobile da Google. Ele busca trazer prévias das novas versões do sistema de forma antecipada para dar a oportunidade aos programadores de adaptarem suas aplicações para chagada desta mesma versão. Com isso, a empresa pode se antecipar no mercado por ter um feedback de pré-lançamento. Neste ano, a execução do programa deu destaque próprio a alguns pontos importantes. Confira na imagem abaixo!
Bem-vindos ao Android O Developer Preview, um programa que oferece tudo que é necessário para compatibilizar e compilar aplicativos com a próxima versão do Android. É de graça e você pode começar agora mesmo: basta fazer o download das ferramentas do Preview.
Acesse: Issue Tracker
Acesse: Comunidade de Desenvolvedores
Para este ano, a Google também preparou uma espécie de calendário preparatório, que tem como objetivo facilitar o acesso dos desenvolvedores ao sistema. Com as datas definidas, é possível ter um maior controle de produção, e com elas a busca por informações é otimizada. Entre os pontos citados no calendário, estão:
- [DP1] O Google Developer Preview será iniciado no dia 21 de março de 2017.
- [Final Release] O último lançamento público do Android O para AOSP e OEMs (Original Equipment Manufacturer, na Wikipédia) é planejada para o terceiro trimestre de 2017.
- [DPs 2, 3 e 4] Os marcos do desenvolvimento: Preview 01, Preview 02, Preview 03, Preview 04 e a Versão Final.
Como de costume, os testes foram autorizados somente para as “mercas” xodós da Google: Nexus e Pixel. Os modelos compatíveis são:
- Nexus 5X (GSM/LTE) – bullhead
- Nexus 6P (GSM/LTE) – angler
- Nexus Player (Android TV) – fugu
- Pixel – marlin
- Pixel XL – sailfish
- Pixel C – ryu
Ao ler o título, você possivelmente se questionou sobre o que pode ter mudado no novo programa de Beta disposto ao Andorid O – ou, você pode apenas ter ficado curioso. Bom, de qualquer forma, nada disso afeta o usuário final e nem tem relação com as versões finais lançadas para os dispositivos, ou seja, não causa efeito para a maioria de vocês. Mas, a Google cancelou a disponibilidade das atualizações OTA (Over-the-air, na Wikipédia), isso quer dizer que as compilações desenvolvidas não chagarão mais à mão dos testadores. A decisão ainda não é definitiva, e aparentemente, deverá ser revertida, uma vez que o site informa: “O Developer Preview 1 não está disponível para atualização OTA por meio do programa beta do Android. Fique atento — disponibilizaremos essa forma conveniente de experimentar o Android O nas próximas versões”. Até segunda ordem, a maioria dos entusiastas ficará no aguardo.
Para se registrar no programa de testes, é recomendável a leitura do guia disponibilizado para os interessados: Baixar o Android O | Android Developers. Mas, em suma, você deverá baixar uma imagem de sistema, instalá-la em um dispositivo compatível e após isso, utilizar o Guia de Migração para obter as etapas dos testes. Você encontra mais informações e detalhes no portal oficial desenvolvido exclusivamente para o Programa Beta. Acesse: Visão geral do programa | Android Developers.
Fonte: Android Developers