Hoje, 29 de março, a Samsung finalmente oficializou os Galaxy S8 e S8 Plus. Junto deles, a Samsung também anunciou várias novidades como uma nova câmera Gear 360, um novo Gear VR, o dock para usar o S8 como PC e a assistente virtual, Bixby.
A empresa contava com outro assistente virtual anteriormente, o S Voice, porém o recurso quase ficou sem uso nos antigos lançamentos da empresa e então foi abandonado pela Samsung e seus usuários, pois estava mais defasado que outros concorrentes como a Siri e o Google Now.
Durante a apresentação do Galaxy S8, a Samsung separou uma parte especial do evento para falar sobre sua nova assistente virtual, a Bixby. A nova assistente une a inteligência artificial ao uso do usuário e é capaz de se adaptar ao estilo de cada um.
A Bixby foi desenvolvida em conjunto com tecnologia adquirida com a compra da Viv, uma empresa que tem por trás um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Siri, da Apple.
A nova assistente virtual da Samsung é a resposta para a concorrência, ela traz serviços inteligentes de controle de voz e várias funções que farão usuário conseguir alterar alguma configuração sem dar tantos toques na tela. A Bixby chegará ao mercado trazendo suporte apenas ao idioma inglês (Estados Unidos) e Coreano. Outros países terão de esperar esperar até idioma de seus países estarem disponíveis.
Funcionamento da Bixby
A Bixby poderá ser acionada tanto através de comando de voz ao mencionar o nome dela, quanto ao pressionaar o botão dedicado para a mesma abaixo dos botões de volume.
Ela pode responder perguntas feitas oralmente e por escrita, com também pode procurar por produtos á venda apenas baseando-se em fotos feitas pelo usuário por conta de sua busca inteligente, exibindo resultados de lojas on-line e lojas físicas próximas onde o produto fotografado pode ser comprado, este recurso chama-se “Bixby Vision”.
O Bixby Vision permitirá que o usuário traduza alguns idiomas rapidamente, e graças a sua inteligencia artificial, a Bixby aprenderá a rotina de seus usuários.
Um exemplo de aprender a rotina é que a assistente conseguirá saber em quais dias da semana terá que chamarum Uber para ir ao trabalho ou enviar um lembrete sempre que sair de casa.
Quem ainda não puder usufruir dos serviços da Bixby por conta dos idiomas limitados, poderão acessar alguns outros recursos como a ‘Bixby Home’ ativando ao pressionar o botão dedicado à assistente.
A Bixby Home é parecido com o recurso Briefing presente na geração passada de flagships da empresa, onde podemos encontrar a página do Google Now, oferecendo notícias e cartões de informações.
Com o tempo, Bixby poderá se conectar a vários dispositivos por meio da Internet da Coisas, deixando a vida de seus usuários mais fácil através de seu ecossistema.
Bixby estará disponível a partir do dia 21 de Abril no Galaxy S8 e S8 Plus.