O mercado de alto-falantes inteligentes vem ganhando espaço desde 2016 quando o Google lançou o Google Home que trazia junto o Assistente, tornando algumas coisas do cotidiano ainda mais fácil apenas usando comandos de voz.
Em 2017, a Apple anunciou seu próprio alto-falante que chegaria com Siri embarcada, mas até agora nada do dispositivo aparecer o mercado.
Sem o HomePod no mercado, a Amazon e o Google tiveram um indice de vendas bem elevados. Enquanto o Microsoft Invoke estava disponível, juntamente com alguns outros concorrentes, os dois principais fabricantes de alto-falantes inteligentes conseguiram obter a ampla distribuição que a Microsoft e os outros não conseguiram. Mas o HomePod, mesmo a um preço bastante alto de US$ 349, poderia ser um grande concorrente. O dispositivo é um pouco mais alto e possui um alto-falante premium com 7 tweeters e um subwoofer de 4 polegadas. Ele é alimentado com o chipset Apple A8 que é o mesmo usado no Apple iPhone 6 e o Apple iPhone 6 Plus .
O HomePod acabou de receber a aprovação da FCC, o que significa que o dispositivo poderá ser lançado a qualquer momento. Grande parte da documentação da FCC é datada de 27 de setembro, indicando que nada mudou nos últimos quatro meses. Aparentemente, a Apple realmente começou o projeto HomePod em 2014, na mesma época em que a Amazon lançou o Echo de forma limitada. Esse lançamento despertou os engenheiros de Cupertino que estavam desenvolvendo o falante inteligente da Apple. No entanto, a equipe HomePod usou a engenharia reversa para concluir que o áudio no Echo não dependia da qualidade do falante no dispositivo da Apple e o trabalho continuou no Home Pod durante os quatro anos subsequentes.
Enquanto o HomePod parece ter a vantagem no som, a Amazon e o Echo têm a vantagem em assistentes pessoais. Alexa tornou-se a melhor opção devido à capacidade do assistente para trabalhar com muitas empresas de terceiros para lidar com uma grande quantidade de tarefas. O Google Assistant também é capaz de jogar bem com terceiros; Isso é algo que é contra a natureza da Apple e pode levar algum tempo antes de Siri combinar as capacidades dos seus dois maiores rivais. No HomePod, a Siri ficará limitada à conexão com aplicativos pré-aprovados pela Apple.
A última especulação revela que o Apple HomePod seja lançado em duas a quatro semanas.