Durante o Google I/O 2017, a companhia anunciou um novo projeto baseado no Android que levava uma versão bem básica do sistema operacional para aparelhos de baixo custo, o Android GO. Essa versão capada do Android é destinada à aparelhos com poucos recursos de hardware, como a maioria dos smartphones de entrada que possuem apenas 8 GB de armazenamento e 1 GB de RAM.
O Google procurou fazer acordos com diversas empresas do ramo, como as fabricantes de chipsets MediaTek e Qualcomm, na busca por oferecer smartphones com uma faixa de preço ainda menor do que já é oferecido. Agora, poderemos o primeiro fruto deste projeto dando as caras no mercado muito em breve, quando será lançado na Índia um smatphone custando cerca de US$32, algo em torno de R$100.
A primeira a empresa a lançar um smartphone com Android Go será a Micromax, tendo outras empresas lançando aparelhos do mesmo nivel no decorrer do ano.
Vale lembrar que metade dos telefones vendidos no país estão na faixa de $32,00. Esses novos dispositivos chegam ao mercado com a proposta de proporcionar uma experiencia pura do Android.
Como a Qualcomm e MediaTek estão parceiras do Google no projeto do Android GO, é possível esperar dispositivos com qualidade e que devem trazer um grande custo benefício para os consumidores.