Se você já ouviu falar no famoso Material Design, sabe o quão belo e intuitivo ele é. Baseado em papel e tinta, o novo visual que surgiu pela primeira vez nos dispositivos Android vem tomando conta das outras plataformas e aplicações. Diversos outros grandes desenvolvedores já abriram seu espaço à bela aparência e adaptaram suas criações a ela. Inicialmente, o visual surgiu no Google Now. Agora, o Material Design já faz está presente em quase toda a plataforma mobile. A nova adaptação para interfaces se baseia no uso mais liberal de layouts baseados em grade, animações e transições responsivos, preenchimento e efeitos de profundidade tais como a iluminação e sombras.
Ao contrário do verdadeiro papel, o nosso material digital pode se expandir e reformar de forma inteligente. Material design tem superfícies físicas e bordas. Costuras e sombras dão sentido sobre o que você pode tocar. – Matías Duarte
Grande parte do crescimento que algumas aplicações obtiveram, se deve ao novo visual criado pela Google. Pequenos desenvolvimentos cresceram sobre seus concorrentes assim que atualizaram sua interface, assim como ocorreu com grandes plataformas.
A Google atualizou diversas aplicações do Android à nova inteface, incluindo: Gmail, YouTube, Google Drive, Google Docs, Google Maps, Inbox e até mesmo o Google Chrome, porém, em menores quantidades. Apesar de terem demorado a chegar, as novas interfaces agradaram a maioria dos usuários e também estarão presentes no novo sistema operacional mobile a empresa.
Aos poucos, o Material Design também vem se distribuindo ás plataformas fixas, a Microsoft adotou o novo visual no Windows 8 e passou a utilizá-la em todas as suas criações, entre elas, a nova versão do sistema operacional, o Windows 10. A Google recentemente divulgou que estaria trabalho no aprimoramento do visual do Chrome, e que para isso, uma nova função já estava em testes.
A alteração ainda é simples, e pode ser ativada da seguinte maneira:
2 – Dentro da página, pressione CTRL + F, pesquise e altere os seguintes valores:
- #top-chrome-md – Altere o valor para “Material Hybrid”
- #enable-pdf-material-ui – Altere o valor para “Ativada”
- #enable-md-settings – Altere o valor para “Ativada”
- #enable-md-downloads – Altere o valor para “Ativada”
3 – Reinicie seu navegador e desfrute do Material Design