Como resolver o problema de encerramento inesperado de alguns aplicativos do Android

Existe um problema no sistema Android que atormenta muitos usuários, desde os iniciantes, até os mais avançados – aplicativos que fecham por algum erro. Às vezes, quando você está usando algum aplicativo, ou mesmo quando nem o está usando, aprece uma mensagem na tela “Infelizmente tal aplicativo parou de responder”, o que acaba irritando muitos. Mas, há um jeito de resolver esse problema:

Erro de encerramento de aplicativo
Erro de encerramento de aplicativo

Dica 1: Limpar os dados do aplicativo

  • Primeiro, vá até as configurações do sistema.
  • Desça até o Gerenciador de Aplicativos do Android.
  • Troque para a aba “Todos os Aplicativos”.
  • Procure pelo aplicativo que apresentou a mensagem de erro.
  • Limpe a cache e os dados dele.

Lembrando que ao fazer isso, você poderá perder as configurações definidas do aplicativo. Mas, poderá reconfigurá-lo novamente. Limpar a cache fará com que ele demore mais a iniciar na próxima vez, mas, da segunda execução em diante, ele voltará ao normal. Na maioria dos casos, esse procedimento já é suficiente para resolver o problema.

Dica 2: Desinstalar o aplicativo

Nem sempre um mesmo aplicativo funciona da mesma forma para todos os usuários. Como há uma quantidade imensa de dispositivos rodando o sistema Android, é de se esperar que os aplicativos não possuam suporte a todos eles. Então, se um aplicativo de galeria, por exemplo, apresenta problemas no seu smartphone, você pode procurar por outro similar naPlay Store. Geralmente, é oferecida uma vasta gama de aplicativos do mesmo gênero.

Dica 3: Reiniciar seu dispositivo

Muitos usuários passam dias seguidos usando seus smartphones sem nunca reiniciar o sistema. Às vezes, algum aplicativo pode deixar “restos” de código em execução no sistema, com isso, pode gerar um pouco de instabilidade. Quando você reinicia seu sistema, ele executa uma inicialização limpa, e remove quaisquer indícios que restavam dos aplicativos na memória RAM. A Google recomenda reiniciar o Android pelo menos uma vez ao dia. Isso ajuda a manter o sistema sempre limpo e operante.

Reset de fábrica
Reset de fábrica

Dica 4: Reset de fábrica

Se nenhuma das dicas anteriores resolveram o problema de encerramento inesperado do seu aplicativo, você pode tentar restaurar o seu smartphone para quando ele saiu de fábrica. Ou seja, sem nenhuma configuração feita por você. Lembrando que é muito importante fazer backup de todos os seus dados, pois o reset de fábrica irá apagar tudo que está em seu smartphone. Após isso, você terá um sistema novinho e possivelmente sem falhas.

Fonte: Tudo Celular

Rolar para cima