Resumo: O que é calibrar a bateria do seu Android?
O sistema operacional Android tem um arquivo chamado Battery Stats, que indica qual é a capacidade da nossa bateria, e quando está cheia ou descarregada. O problema é que esse arquivo às vezes se corrompe e começa a mostrar dados que não são reais, o que faz com que o celular se apague antes de chegar a 0%, ou que, uma vez carregado a 100%, se esgote rapidamente. O processo de calibragem da bateria implica na correção dos valores do referido arquivo.
Conhecendo as baterias de ions de lítio
Todas as baterias avançadas de iões de lítio (as utilizadas em aparelhos hi-tech) contêm um pequeno chip controlador que mede a capacidade de carga das células num determinado instante. Porém, com o tempo, se a bateria carregada, por exemplo, sempre acima dos 20%, existe 20% da bateria que nunca chega a ser “vista” por esse chip controlador.
Devido à natureza química das células de iões de lítio, estas perdem a capacidade de reter carga mesmo sem ser usadas. Então, se essas células correspondentes aos 20%, que não chegam a ser exercitadas perderem, digamos, 5% em 6 meses, o controlador não vai saber que em vez de 20% de carga útil, essas células só têm 15%. Nesse caso, o controlador reportará sempre a capacidade que sabia na altura da última vez que “passou os olhos” nessa parte da bateria.
Ao realizar um ciclo de descarga completo, a bateria é obrigada a utilizar toda a capacidade disponível e o sensor vai detectar toda a carga útil que está efectivamente armazenada. Se chegar aos 5%, na realidade só terá mais uns pózinhos de carga, porque esses 5% já são considerados inutilizados e então o sensor como não detecta mais carga daí em diante, actualiza o valor total da capacidade para reflectir que naquela zona da bateria deverá ser mostrado 0% e não 5%.
Realizar um procedimento de calibração da bateria, de facto calibra o sensor da bateria para ele reportar o valor real. Obrigar a bateria a circular todos os iões de lítio disponíveis enquanto esta operação é monitorizada pelo sensor, vai fazer com que este último fique com a real percepção do valor total que a bateria contém no momento.
Concluindo, pode-se afirmar que as regras de manutenção das baterias dos portáteis são aplicadas aos smartphones e às suas baterias de iões de lítio (Li-ion) e polímeros de lítio (Li-Pol), uma vez que a tecnologia por detrás destas é comum: células que guardam carga, monitorizadas por um chip controlador. E quem reporta o valor restante da bateria é o próprio controlador embutido na bateria e não um ficheiro presente no sistema operativo. Se o hardware do “Smartphone Android” fosse colocado a servir um outro sistema operativo, o valor reportado de carga seria o mesmo.
1º Método:
Para começar devemos carregar o dispositivo até 100%.
Em seguida, abra o Battery Calibration e verifique se o número “mV” que encontramos ao lado da porcentagem parou de subir. Se ele continuar subindo mesmo que a bateria esteja a 100%, continue carregando o dispositivo.
Quando os números pararem de aumentar, e a bateria estiver a 100%, clique no botão Battery Calibration e depois reinicie o aparelho. Dessa maneira, o dispositivo irá registrar esse nível como o ponto de capacidade máxima, apagando o arquivo antigo de Battery Stats e gerando um novo com os dados atualizados.
Se o método anterior não tiver funcionado, tente o seguinte:
2º Método:
Entre no Modo Recovery do seu dispositivo. Na seção Advance, você encontrará a opção “wipe battery stats”, que apagará toda e qualquer calibragem feita anteriormente pelo usuário ou pela troca de ROM.
Em seguida, esgote a bateria e conecte o aparelho ao carregador. O carregamento deve ser realizado sem interrupções e com o dispositivo desligado.
Quando a carga chegar a 100%, ligue o telefone sem desconecta-lo do carregador e abra o aplicativo Battery Calibration. Ao clicar no botão central, ele pedirá permissão de Super Usuário, que deve ser aceita. Logo depois aparecerá a mensagem “calibration succedeed!”. Clicarmos em OK, removemos o carregador e fechamos o aplicativo.