Menu
 
 

Tem problema deixar o smartphone carregando a noite toda?

Para a maioria das pessoas o comum é usar o smartphone o dia todo e deixar carregando anoite, mas será que tem algum problema fazer isso?

David MacKay, professor na Universidade de Cambridge, Inglaterra, estudou sobre o assunto e presenteou-nos com a respostas definitivas sobre o assunto.

Consumo de energia

O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso e de 1 a 5 watts mesmo quando um aparelho com a energia totalmente carregada está ligado nele. Por si só, isso não representa um aumento substancial na conta, mas adicionando vários aparelhos na equação, você verá que esses smartphones serão responsáveis por 10% ou mais na sua conta mensal.

Mais isso ainda não é um problema os aparelhos mais modernos, ja são programados para quando a bateria chegar a 100% ele para de receber energia isso evita o alto gasto de energia, e também acaba com algumas pessoas que ficam preocupadas com o gasto e acabam esperado carregar e tiram da tomada, a vezes colocam para despertar tendo que acordar no meio da noite etc..

Pode explodir?

A respeito da possibilidade de o aparelho explodir quando conectado à tomada, MacKay é igualmente categórico em afirmar que a chance é muito pequena. Os aparelhos e carregadores modernos cortam boa parte da energia que corre entre os dispositivos depois que a carga está completa. Isso acaba evitando sobrecargas e outros problemas que podem prejudicar ambos.

Mas não correr riscos se os smartphone ou carregador estiver com mal funcionamento ou fios descascados, e sempre bom que a tomada também esteja em ordem isso evitara curtos e explosões.

Inline
Inline