Menu
 
 

Intel lança SSD com 1000 TB de armazenamento

A Intel é uma das maiores fabricantes de processadores do mundo todo, mas vez ou outra a empresa se aventura em outros ramos e mercados, e agora anunciou um novo SSD, o Ruler. Mas não trata-se de qualquer SSD, o Ruler possui uma capacidade de armazenamento de até 1 Petabytes, ou seja, 1000 Terabytes ou 1 milhão de GB.

Ao contrário de modelos compactos vendidos ao consumidor final com 2,5 polegadas, o novo SSD da Intel possui o formato de régua, como o próprio nome em inglês sugere. O principal foco deste novo SSD é atender as necessidades  de servidores corporativos, pois adotando essa forma, o componente fica melhor adaptado aos racks de datacenters do tipo 1U.

A empresa aproveitou para anunciar também outros SSDs tradicionais com a tecnologia Intel Optane e a 3D Nand, que trabalhando em conjunto, permitem que seja feita a leitura e gravação de dados com muitos mais velocidade, além de proporcionar mais segurança aos dados que forem gravados no componente. Estes dispositivos conseguem uma entrada e saída mais rápida, com mais banda e menos latência que SSDs SAS.

Ainda não foram divulgados preços que serão cobrados pelo Ruler, como também não foram informadas as datas que possivelmente os dispositivos serão disponibilizados no mercado. Mas a Intel já está correndo para colocar o componente estará disponível para servidores de empresas. Já os SSDs tradicionais devem chegar ao mercado no final de 2017 para somente alguns clientes.