Menu
 
 

Google Play Store – Como corrigir o erro de conexão com o servidor

O erro “Sem conexão”, que ocorre geralmente quando você solicita a abertura do aplicativo da  Google Play Store, ainda afeta vários dispositivos diariamente. Mesmo com a conexão de internet funcionando corretamente, a aplicação se torna inutilizável sem que tenhamos feito algo que comprometesse a integridade do celular. Muitas das vezes, o problema se soluciona automaticamente após algum tempo, e a conexão com os servidores volta a funcionar. Você já deve ter enfreado, ou ao menos ouvido falar nesse erro de conexão que ocorre com os servidores da Google. Só quem já passou pelo problema sabe o que é, e hoje, o TukEmperial vai ensinar a como solucioná-lo.

Antes de tudo, certifique-se de que não se trata de um problema na conexão de internet, para isso, tente abrir um site no navegador e aguarde que ele carregue.

Método 1 – Limpando dados:

Se você já constatou de que não se trata de um problema de conexão, vamos ao tutorial. Para começar, vamos fazer uma limpeza de dados no aplicativo da Google Play Store. Para realizar o procedimento, abra as configurações do celular, selecione a opção correspondente ao “Gerenciador de Aplicações”, e, na aba “Todos”, localize o aplicativo da Google Play Store. Após localizá-lo, clique sobre ele para ver mais informações e clique em: “Limpar Dados” e “Limpar Cache”.

Método 2 – Removendo Hosts:

Esse método necessita de root.

Muitas das vezes, o problema ocorre por alterações no valor do arquivo de conexões utilizado pelos servidores do Google. Se o método acima não funcionou, vamos para o próximo passo: iremos apagar o arquivo de conexão e realocá-lo na mesma posição. Primeiramente, vamos prosseguir baixando o aplicativo “ES File Explorer”, que está disponível para download aqui. Após baixar, abra-o e clique no botão de opções, ao lado de “Página Inicial”. Com o menu de opções aberto, role até a parte de baixo e ative o modo “Explorador Root”. Preparativos prontos, só precisamos apagar o arquivo, para isso, vamos clique em “/ Dispositivo”, no menu de opções e ativar o acesso aos arquivos do sistema. Para terminar, acesse a pasta “etc” e delete o arquivo “hosts”. Finalmente, excluído! Basta que reiniciemos o celular para que a solução seja efetivada.

Vale lembrar que aplicativos como Freedom e Lucy Patcher também podem causar problemas de conexão aos servidores, se você utiliza alguma aplicação do tipo, removo-a para solucionar o problema.