Menu
 
 

DeX Station transforma Galaxy S8 em desktop

A Samsung apresentou durante o evento de anúncio do Galaxy S8 várias novidades além de seus novos topo de linha. A empresa anunciou a nova assistente virtual Bixby, uma nova versão da Gear 360° e um novo Gear VR. Além destas novidades, a Samsung também anunciou um novo acessório que transforma o Galaxy S8 e S8 Plus em uma espécie de computador gerando imagem em monitor e com utilização com mouse e teclado, chamado de DeX Station

Este dock deve funcionar de forma similar ao Continuum da Microsoft: O aparelho é conectado a uma estação, onde podem ser conectados também um mouse, teclado e um monitor. Dessa forma, seu smartphone se transforma em um computador de bolso, podendo utilizar de recursos que estão presentes no sistema dos desktops completos, como edição de imagens, textos, entre outros.

O DeX tem um cooler embutido para resfriar o smartphone, HDMI que suporta resolução 4K a 30 quadros por segundo, duas portas USB 2.0 e uma Ethernet de 100Mb.

Ao conectar o S8 na DeX, o usuário terá uma interface especial para o uso em tela grande, o sistema será o mesmo que já vem instalado no aparelho mas adaptado para utilização com teclado e mouse.

Para usar, basta conectar o aparelho na dock e pronto. O desbloqueio do sistema pode ser feito via reconhecimento facial. O sistema ainda permite utilizar múltiplas janelas como no PC. Atalhos como Ctrl+C ou Ctrl+V também trabalham igualmente. Para quem usa Windows, a adaptação não será difícil.

O sistema tem a aparência de um PC desktop. Os aplicativos continuam como se estivessem no smartphone. Também encontramos um “Menu Iniciar” no canto inferior esquerdo e a opção de colocar ícones na área de trabalho.

Os aplicativos são otimizados para o ambiente DeX e rodam muito bem. Aplicações como Word, Excel e Powerpoint estão entre elas. O Adobe Lightroom e algumas soluções virtuais para desktop também estão incluídas.

Além de Microsoft e Adobe, a Samsung em parceria com a Amazon e Citrix está desenvolvendo soluções para o DeX com foco no usuário corporativo.

A Samsung ainda não r eveloupreços e nem quando o dispositivo estará disponíel. Segundo alguns rumores, o valor para o dock será de € 150, aproximadamente R$505.