Menu
 
 

Android M deverá consumir menos memória RAM e bateria do que o Lollipop

Google deverá anunciar o Android M durante a Google I/O que acontecerá esta semana. Durante o evento deveremos ver algumas das novidades que serão incorporadas na próxima grande atualização do sistema, mas de acordo com novo rumor, a empresa pretende melhorar o desempenho ao reduzir o consumo de memória RAM do sistema, além de prologar a bateria ao trazer um controle mais apurado do serviços que ficam rodando em segundo plano.

Quando a Google revelou o Android Lollipop ano passado, a companhia alegou que o Projeto Volta incluído no código do sistema seria capaz de trazer um ganho de até 30% na autonomia da bateria. No entanto, esta promessa não chegou a ser concretizada. Agora, com o Android M, a gigante das buscas está empenhada em resolver os problemas que estão devorando a bateria dos nossos smartphones e finalmente será capaz de melhorar o consumo do mesmo. Isto será possível graças a um maior controle sobre o que ficará rodando em segundo plano quando a tela do dispositivo estiver apagada. Também será desativada a localização quando o smartphone não estiver em uso.

No Lollipop, Google adicionou um modo de economia, mas o mesmo não chega a fazer milagres. Com o Android M, a empresa pretende trazer um controle mais apurado sobre o consumo como é encontrado em smartphones de outras empresas, como o modo Staminada Sony ou Modo de Ultra Economia da Samsung. As melhorias prometem aumentar a duração da bateria em até algumas horas sem sacrificar o desempenho. Não só isso, mas oMacadamia Nut Cookie (nome usado por enquanto para a próxima versão do robozinho) também pretende cortar o consumo de memória RAM pela metade. O Lollipop veio com falha grave no gerenciamento de RAM e a Google estaria dando uma grande atenção para este fato neste momento.

Ao consumir menos RAM, poderemos ver smartphones mais básicos com apenas 512MB rodando o sistema com fluidez aceitável, algo que é raro de vermos atualmente no KitKat ou mesmo Lollipop. No entanto, isso não deverá motivar as fabricantes a atualizarem os seus modelos mais antigos do mercado. O rumor também comenta que Google deverá lançar a versão preview do Android M em agosto para que desenvolvedores possam adaptar os seus aplicativos para a nova versão sistema. Assim, devemos ver um lançamento no final de outubro, como aconteceu no ano passado com o Lollipop.